segunda-feira, 26 de julho de 2010

Membros do projeto

Ilson Moreira
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNEMAT- Campus do Vale do Teles Pires. Especializado em Gestão Ambiental e Impacto na Saúde Pública  pela faculdade  de  Selvíria.  Professor da Rede Pública Municipal. Professor/Laboratorista do Projeto CienciAtividade.


 Elizângela Gomes Siebiger
Possui graduação em Ciências Sociais - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2003). Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Atualmente é professora universitária (efetiva) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão digital, inclusão social, informática na educação, politicas de identidade e cultura, identidade, migrações. Colaboradora do Projeto CienciAtividade.


 Leila Pételer Lemos
Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação da UNEMAT campus Colider. Colaboradora do Projeto CienciAtividade.

Ediene Regina Tschope
Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Membro suplente do DA (Diretório Acadêmico) do Campus de Colider. Atualmente é professora estagiária pelo projeto MT Ação Digital, parceria entre a prefeitura municipal e o DA do Campus Universitário Vale do Teles Pires. Tem experiência na área de manipulação de imagens, logos e logotipos para sistemas web ou empresas em geral. Colaboradora do blog do Projeto CienciAtividade.

Liane Margarete Panzenhagen
Possui graduação em Licenciatura em Matematica pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Atualmente é técnico do ensino superior da Universidade do Estado de Mato Grosso. Colaboradora do Projeto CienciAtividade.


Giovane Maia do Vale
Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Especialização em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Extração de Rodovias, Fotogrametria Digital e Análise de Imagem. 
Colaborador do Projeto CienciAtividade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sobre o Projeto

O CienciAtividade é um projeto de extensão universitária do Campus Universitário Vale do Teles Pires, UNEMAT de Colider, que teve início em 1999. O projeto é uma parceria entre o Campus e a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação de Colider e tem como objetivo principal atender professores e alunos da educação pública no Laboratório de Ciências do Campus. Este atendimento se dá por meio de aulas teóricas/palestras, aulas práticas de laboratório e cursos de capacitação em temáticas voltadas à educação ambiental, saúde, prevenção às drogas, sexualidade, e orientações a projetos educativos ecologicamente sustentáveis. O CiênciAtividade almeja também auxiliar os pequenos camponeses organizados na elaboração e execução de projetos ambientais. Esta atividade ocorre com a participação dos professores das áreas necessárias à construção/execução do projeto. Enfim, o projeto Ciênciatividade tem como premissa ser um agente social, um transformador da realidade vigente, fomentado a evolução da sociedade por meio da Educação.

Reciclagem

Reciclagem
Reciclagem de lixo, plástico, reciclagem de alumínio, reciclagem de papel,
respeito ao meio-ambiente, coleta seletiva de lixo, reciclagem de plástico


Símbolo Internacional da reciclagem

Introdução


Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagemA partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Sacolas feitas com papel recicláveis.

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Símbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.


Todos os conteúdos desta pagina foram pesquisadas no site
www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm