terça-feira, 12 de julho de 2011

Dia de Campo

O Projeto CienciAtividade acompanhou no dia 07 de Julho de 2011 na comunidade São Mateus. O Dia de Campo que teve como objetivo orientar os produtores rurais na produção de biofertilizantes e construção de composteira para a utilização na agricultura orgânica.











Dicas de Filmes Relacionados ao Meio Ambiente


A ERA DA ESTUPIDEZ
A Era da Estupidez mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.


LIXO EXTRAORDINÁRIO 
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

WALL – E
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

AVATAR
Avatar saiu nos cinemas do mundo e foi o maior sucesso, um dos filmes que mais recebeu público nos cinemas de todo o mundo. O filme Avatar pode sim ganhar o prêmio de efeitos especiais por que realmente os efeitos especiais deste filme foram os melhores possíveis, sem nenhum erro, isso pode ter sido uma das causas que levaram o filme a ser adorado pelo público.
Consiste em um outro planeta que se chama Pandora assim moram avatares nele, e os humanos estão indo para este novo mundo para explorar e recolher pedras que vale muito dinheiro para eles. Então durante algum tempo eles resolveram criar avatares para que pudessem entrar no meio dos verdadeiros avatares, porém não era tão fácil assim, eles não admitem a entrada de outro avatar tão facilmente assim, tem que passar por provas para que assim ganhe a confiança deles.
Uma antigo soldado que perdeu o movimento das pernas irmão que ajudava no projeto, porém morreu é quem vai para as matas do mundo Pandora para tentar conquistar o coração deles. Ele e a bióloga tentam ficar amigos deles e conseguem e conquista mais que amigos e sim o coração de uma avatar e sim terão que lutar para ficarem juntos.

  A HISTÓRIA DAS COISAS
Um pequeno documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões ambientais e sociais dentro da temática do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o Planeta e da espécie Humana, para o presente e o futuro.
A História das Coisas é um documentário rápido e repleto de factos que olha para o interior dos padrões do nosso sistema de extração, produção, consumo e lixo. Desde a sua extração, transformação até à sua venda, uso e disposição, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afetam as sociedades e o ambiente a nível local e mundial. Normalmente as consequências de um consumo descuidado são desastrosas em vários níveis, mas a maioria destes factos são por vários motivos propositadamente manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e políticos cujos objetivos principais são o lucro e o poder, que obtêm ao promover um consumo exacerbado que só pode ser realizado à custa de toda a vida na Terra, de sofrimento, exploração e destruição ambiental.


A ILHA DAS FLORES
Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa ideia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros. Obs:- Considerando todas as relações abordadas no filme e possibilidades de interpretações dos mais diferentes ângulos, recomenda-se uma análise do ponto de vista interdisciplinar.


TERRA
O filme Terra (Earth), da Disney Nature, é um documentário que demorou 5 anos para ser filmado, e conta a história de três famílias: Uma família de ursos polares, uma manada de elefantes e uma baleia jubarte com seu filhote. Durante a narração da história, há uma viagem pelos mais diferentes lugares do planeta: Desde lugares inóspitos como desertos, até as terras mais férteis de florestas tropicais. O filme mostra a trajetória das famílias, as mudanças do ambiente durante a passagem das estações, as mudanças climáticas devido ao aquecimento global e suas consequências.
As filmagens são fantásticas, e mostram lugares exuberantes, que nós no meio dessa selva de concreto, nem acreditamos que ainda existam lugares tão selvagens e maravilhosos. O filme também apresenta cenas magníficas de momentos íntimos de animais selvagens, cenas inusitadas de ação, filhotes fofos, entre outras imagens espetaculares, que só a vida selvagem pode proporcionar aos nossos olhos.
É um filme que pode ser apreciado pelas mais diversas faixas etárias, tem uma trilha sonora formidável, e as mais belas imagens.

  A ULTIMA HORA
Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.
O documentário narrado e produzido por Leonardo DiCaprio aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes como Stephen Hawking e o ex-primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade. 

  HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA
Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista. A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente à extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo. Ao longo de uma sequência única através de 54 países, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com esse filme e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo.

  UMA VERDADE INCONVENIENTE
Al Gore tinha uma engajada carreira de ativista ecológico muito antes de aspirar ao cargo ocupado por George W. Bush. O documentário revela o talento de orador de Al Gore, trazendo uma de suas palestras sobre os perigos do aquecimento global, mostrados em estudos científicos sobre o qual ele se debruçou ao longo da carreira. Sua tese é a de que, com a redução das geleiras, a vida na Terra estará comprometida em menos tempo do que se imagina. Prêmio do Público de Melhor Documentário na Mostra Internacional de São Paulo.

CHICKEN A LA CARTE
Este filme é sobre a fome e a pobreza provocada pela globalização. Existem 10.000 pessoas que morrem devido à fome e desnutrição todos os dias. Este pequeno filme mostra uma parte esquecida da sociedade. As pessoas que sobrevivem com aquilo que a sociedade joga no lixo. Diante disso, é inspiradora a esperança e a espiritualidade que nunca deixou este povo.

OS THORNBERRYS ( Infantil)

À primeira vista os Thornberrys parecem ser uma família normal, formado pelos pais, duas filhas e um animal de estimação. O pai, Nigel (Tim Curry), é apresentador de documentários sobre animais, que por sua vez são dirigidos por sua esposa, Marianne (Jodi Carlisle). Para facilitar o trabalho eles vivem rodando o planeta para realizar seus documentários, carregando junto as filhas Eliza (Lacey Chabert) e Debbie (Danielle Harris), viajando em um ônibus recheado de equipamentos. Numa destas viagens a família vai para a África, onde a caçula Eliza encontra um feiticeiro que lhe dá o poder de conversar com animais. Caso revela ter este poder Eliza o perderá, o que a faz manter segredo sobre ele. Até que, um dia, Eliza descobre que caçadores estão dispostos a matar elefantes através de uma cerca eletrificada, o que a faz lutar para evitar que o desastre aconteça.