sexta-feira, 22 de junho de 2012

Visita ao Aterro Sanitário Municipal de Colíder- MT


O Projeto CienciAtividade juntamente com outros profissionais da Unemat visitaram no dia 19 de Junho a Usina de Triagem  e Compostagem de Colíder- MT/ Aterro Sanitário Municipal com o intuito de buscar informações sobre a coleta e reciclagem dos materiais.

Membros do Projeto CienciAtividade, da esquerda para a direita, Maria Aparecida, Ilson Moreira, Leila Pételer e Elizangela Gomes.
Sabe-se da importância de fazer a separação do lixo corretamente, tanto para a Natureza, quanto para a Associação dos Catadores, pois 19 famílias retiram deste trabalho o seu sustento.        A comunidade Colidense tem colaborado significamente para isso, podemos ver a quantidade de materiais que são separados e prensados e encaminhados para serem reciclados em outros municípios e Estados.
                              
         Segundo o site “Laboratório de Materiais” o lixo pode ser classificado de 7 formas, são elas:
. O Polietileno Tereftalato – PET que são os frascos, garrafas de uso alimentício, banjedas de micro-ondas, etc.

. Os Polietileno de alta densidade- PEAD, que são as embalagens de detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercado, tampas, etc.

. O Policloreto de vinila – PVC que são as embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maionese, sucos. Tubulação de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédio, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitar, etc.

. O Polietileno de baixa densidade- PEBD / Polietileno linear de baixa densidade – PELBD, que por exemplos são filmes para embalar leite e outros alimentos, sacarias industrial, filmes para fraldas descartáveis, sacos de lixo, etc.

. O Polipropileno – PP, que são os filmes para embalagens, embalagens industriais, cordas, tubos de água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, fibras para tapetes e utilidades domśticas, potes, entre outros.

. O Poliestireno – PS, que são os potes de iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, pratos, tampas, etc.

. Existem outros tipos de plástico – que são os seguintes: ABS/SAN, EVA e PA(Nylon), são eles os solados, autopeças, chinelos, pneus ,acessórios esportivos e náuticos, plásticos especiais e de engenharia, Cds, Eletrodomésticos, corpos de computadores, etc.      

         Na visita observamos que os catadores separam os materiais por cor e por classificação, infelizmente, reciclam somente os PETs, PEADs e os PSs, e também outros materiais como o papelão, alumínios, cobre, ferro; como podemos ver ilustrados nas imagens  que tiramos no local.


Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade. Material para ser separado.

Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade.  PETS prontos para serem vendidos, separados por cores.

Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade.  PEADs prontos para serem vendidos.

Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade. Material pronto para ser entregue a empresa compradora.

Infelizmente muitos materiais não são reciclados, como o isopor, bexigas, papel sulfite e sua embalagem, etc.


Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade. Sºr Osvaldo responsável pela Associação mostrando os materiais que não são recicláveis.

Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade. Plásticos ainda não separados

No momento em que se discute o tema sustentabilidade, como o que ocorre na Conferência Rio+20 neste mês - http://www.unesco.org/new/pt/rioplus20/ sobre a necessidade de que sejam previstas políticas públicas a serem adotadas, tendo como objetivo “o futuro como nós queremos”, ou seja, “o nosso futuro em comum”, uma reflexão para os próximos 20 anos.
Nesta conferência reúnem líderes mundiais, representantes do setor privado e ONGs, as pautas versam entre:

. Educação para um futuro sustentável;
. Ciência para o desenvolvimento sustentável;
. Sustentabilidade Oceânica e costeira;
. Água doce;
. Conservar a biodiversidade para a vida;
. Preparar para desastres;
. Enfrentar as mudanças climáticas;
. Cultura para o desenvolvimento sustentável;
. Conscientizar sobre políticas verdes;
. Sítios para o desenvolvimento sustentável.

         Com isto, podemos perceber o quão importante é rever o nosso conceito sobre o Meio Ambiente, e o que podemos fazer para preservá-lo, começando com a separação do lixo que consumimos em casa. Podemos fazer tarefas simples como lavar os recipientes recicláveis, as embalagens de iogurte, manteiga, plásticos de carnes, entre outros, isso ajuda o trabalho dos catadores na hora da reciclagem para não causar mau cheiro.


Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade. Separação do que pode ser aproveitado.

Fonte Imagem: Projeto CienciAtividade. Mesa de separação do material reciclável

Lembrando também, que nas vias públicas tem recipientes para coleta seletiva do lixo, isto contribui para não descartá-lo em lugares impróprios e a pensar na sustentabilidade do planeta.

Fonte Imagem: Aquarela Desentupidora.com.br

Aqui fica a dica do CienciAtividade... Ressaltando que nossa cidade, principalmente o Rio Carapá sofrem por causa do lixo. 


Veja a matéria no link:  http://projetocienciatividade.blogspot.com.br/2011/09/mutirao-para-limpeza-do-rio-carapa.html