sexta-feira, 17 de junho de 2011

Lançada Campanha contra Queimadas Urbanas em Colíder



Em solenidade realizada ontem no Centro de Eventos de Colíder, foi lançada oficialmente a campanha de “Prevenção e Combate as Queimadas Urbanas”, uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commea) e Corpo de Bombeiros.

Tendo em vista que no período de estiagem aumenta consideravelmente a prática ofensiva de queimadas no meio urbano, essa campanha visa informar, orientar e sensibilizar a população colidense sobre os prejuízos dessa prática para a saúde. O Ministério Público vai ser rigoroso também em aplicar as infrações (multas e contravenções penais) as quais as pessoas que ateiam fogo estão sujeitas.

O slogan da campanha é “Fogo: apague essa idéia”. De acordo com secretária adjunta de Meio Ambiente, Norma Nobre a intenção é instrumentalizar as pessoas participantes de que queimar partindo do pressuposto que a prática é normal, e se livram do “lixo” de forma rápida pode trazer transtornos indesejados. “Pesquisas revelam que as maiorias das pessoas desconhecem o mal que a fumaça produzida da queima. O ato é ruim para a saúde e para o meio ambiente. Reduz a qualidade de vida da população! Assim, seja qual for o motivo, esta prática deve ser evitada, considerando que as principais vítimas são as crianças e os idosos, mas de forma geral atinge todos. Além disso, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/98, queimar no meio urbano (na cidade) é crime o ano inteiro, dá multa e condenação”, explicou.

“O poder público municipal está apoiando e adentrando as ações desta campanha, porque as queimadas urbanas realmente preocupam, porque prejudicam o meio ambiente e também afeta a saúde das pessoas”, destacou o secretário Cláudio Scalon.

Estiveram presentes no lançamento da campanha, a promotora cível Hellen Urian Kuric, a promotora criminal Alessandra Godói, o secretário de Gestão Pública Cláudio Scalon representando o prefeito municipal, o secretário de Agricultura Maurílio Magalhães, o presidente da Câmara Municipal Luiz Antônio Salgueiro, o comandante do Corpo de Bombeiros de Colíder, Tenente Marcondes e o presidente do Commea, Alencar Pereira. O evento foi prestigiado por alunos, professores, agentes de saúde e outras autoridades.


Um comentário:

  1. Campanha importantíssima, é horrível a sensação de ficar "sem ar" por causa da fumaça das queimadas...
    Assim que mudamos para Colider sofremos um pouco com isso... graças a Deus, a comunidade está mais consciente sobre os riscos a saúde e ao bolso, rsrsrsrsrsrs. Além dos danos ambientais...
    Espero que este ano todos nós possamos estar mais sensibilizados da importância de evitar este tipo de ação.

    Abraços,
    André Milhomem

    ResponderExcluir